frase

“O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixa-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.”

:” Viva de maneira que sua presença não seja notada, mas que sua ausência seja sentida.”

”Voltar atrás é melhor que perder-se no caminho.”

:”A paz que procuramos muitas vezes está no silêncio que não fazemos.”


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bibliografia da Cecilia Meireles

                                                    Cecilia Meireles



Órfã do pai, Carlos Alberto de Carvalho Meireles, e da mãe, Matilde Benevides Meireles, aos três anos de idade. Os seus pais haviam tido três outros filhos antes dela. A sua poesia, focada com frequência na passagem do tempo e na ausência de sentido da vida, foi fortemente influenciada por essas perdas.
Cecília foi, a partir de então, criada por sua avó portuguesa, D. Jacinta Garcia Benevides e, aos nove anos, começou a escrever poesia. Freqüentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de1913 e 1916. Como professora, estudou línguas,literatura, música, folclore e teoria educacional.
Aos dezoito anos de idade publicou o seu primeiro livro de poesias (Espectro, 1919), um conjunto de sonetos simbolistas.
No ano de 1922 casou-se com o pintor português Fernando Coreias Dias com quem teve três filhas. O seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Cecília voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo  Heitor Vinícios da Silveira Grilo.
Teve ainda importante atuação como jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Observa-se ainda seu amplo reconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata, entre outros.
 publicou Nunca Mais... e Poema dos Poemas, Baladas Para El-Rei. Após longo período publicou Viagem, livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras
Algumas de suas publicações neste período foram Vaga Música , Mar Absoluto e Outros Poemas , Retrato Natural , , Metal Rosicler , Poemas Escritos na Índia , Solombra  e Ou Isto ou Aquilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário