Ruth Rocha nasceu no dia 2 de março de 1931,em São Paulo.É filha do carioca Álvaro de Faria Machado que era médico e da Esther de Sampaio Machado.Ruth tem quatro irmãos Eliana,Rilda,Álvaro e alexandre.
É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007 , ocupando a cadeira 38.Formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
Em 1967, Ruth Rocha começou a escrever artigos sobre educação para várias revistas. Escreveu artigos sobre educação na Revista Cláudia. Em 1976, publicou seu primeiro livro,Palavras Muitas Palavras.
Sua obra mais conhecida é Marcelo,Marmelo,Martelo, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas.Lançou livros no Parlamento Brasileiro e na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em sua obra, essa influência se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua tendência ao humor e nas suas posições feministas.
Em 2002 foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, com o seu livro Escrever e Criar, recebeu o Prêmio Jabuti.
Alguns de seus livros:
- Marcelo, Marmelo, Martelo
- Catapimba
- Meus Lápis de Cor São Só Meus
- Meu Irmãozinho Me Atrapalha
- A Menina que Não Era Maluquinha
- O Menino que Quase Virou Cachorro
- Borba, o Gato
- Escolinha do Mar
- Faz Muito Tempo
- O Que os Olhos Não Vêem
- Procurando Firme
- Gabriela e a Titia
- Pra Vencer Certas Pessoas
- Historinhas Malcriadas
- A Arca de Noé
- As Coisas que a Gente Fala
- Bom Dia, Todas as Cores!
- Como se Fosse Dinheiro
- Davi Ataca ao Outra Vez
- Este Admirável Mundo Louco
- Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé
Nenhum comentário:
Postar um comentário